Enquanto os geólogos estudam os processos, origens, composição e propriedades das rochas e minerais, assim como a formação da Crosta Terrestre, o engenheiro de minas prepara-se para a pesquisa, a lavra e transformação dos bens minerais.
O engenheiro de minas possui noções de geologia, assim como é o profissional habilitado para acompanhar a extração das rochas e minerais.
Em termos práticos, perante a Agência Nacional de Mineração (extinto DNPM), o engenheiro de minas pode apresentar todos os projetos requeridos para a regularização das jazidas, enquanto o geólogo não. Por exemplo: jazidas com britagem, com uso de explosivos, requerimentos de lavra (PAE – Plano de Aproveitamento Econômico) são de exclusividade do engenheiro de minas.
Além de ser o profissional mais capacitado e indicado para o acompanhamento da lavra e do aproveitamento dos recursos minerais (beneficiamento), existem situações que só o engenheiro de minas pode assinar perante o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), como minerações de Grande Porte e Minas Subterrâneas.
Exija um responsável técnico qualificado!
Reportagem: Engenheiro de Minas Guilherme Silva de Souza. Mestre em Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa.
Fonte imagem: https://blogdoenem.com.br/engenharia-minas/